sexta-feira, 10 de julho de 2020

PARA ONDE VIAJAR DEPOIS DA PANDEMIA? - (DICA 3) - BÚZIOS - Rio de Janeiro

OI VIAJANTE, tudo bem?

Nos últimos meses de 2020 o mundo viveu um grande impacto com a pandemia do novo coronavírus e isso obrigou as pessoas a ficarem isoladas por muito tempo em suas casas.
Mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento, a taxa de infecção ainda é alta no Brasil e isso faz com que brasileiros sejam impedidos de viajar para o exterior do país.
O setor do turismo sofreu muito nesse processo recluso.

Logo, o mais sensato, para nós brasileiros, é estimular passeios dentro do nosso país, começando no seu estado, depois pela sua região e em seguida para as demais regiões do Brasil.


Nesse série de postagens traremos para você dicas de alguns lugares que já fomos e que você poderia ir facilmente de carro (próprio ou alugado) depois dessa pandemia.


DICA 3
BÚZIOS, Rio de Janeiro
 
Búzios, Rio de Janeiro - Brasil


UMA BREVE VIAGEM PELA HISTÓRIA DE BÚZIOS

 Uma das grandes estratégias para se colonizar uma área já habitada é estimular alguma de espécie de acordo entre os "dominantes" e os "dominados". Com as terras brasileiras não foi diferente.
Assim que os primeiros europeus, portugueses, chegavam ao Brasil tentavam um contato amigável com nativos. Os índios conhecidos como Tupinambás ou Tamoios moravam na maior parte da região litorânea do Brasil, o que inclui a área que hoje é Búzios
Entre os anos de 1501 a 1502 os portugueses começaram um trabalho de reconhecimento das terras, chegando assim ao local do sertão de Cabo Frio (que hoje é Búzios). Esse reconhecimento de território era chamado de "Entradas" e havia necessidade de criar uma espécie de "acampamento" seguro para continuar explorando o local, além de capturar índios na tentativa de escravizá-los. O nome desses "portos" se chamou de Armação.
Aproximadamente 50 anos depois a França não reagiu bem ao Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha e decidiu invadir o território que naquela época pertencia à Portugal, especificamente a Baia de Guanabara. Os franceses formaram aliança com os Tamoios, mas perderam para os portugueses. 
Qual foi o resultado dessa guerra? A fundação do Estado do Rio de Janeiro em 1567!
Porém alguns franceses voltavam a essa região para fazerem acordos com seus ainda aliados os Tamoios. Esses europeus eram corsários, ou seja, agiam como piratas a fim de extrair principalmente Pau-Brasil com a ajuda amigável dos índios.
Mais tarde, por volta de 1618, os portugueses aliados da tribo de índios Goytacazes extinguiram a operação francesa, consequentemente, exterminando muitos índios Tamoios.
Búzios era um bairro da cidade de Cabo Frio. Por volta 1660 o local foi cena de tráfico de escravos e hospedou quilombos também.
Entre os séculos 17 e 19 era comum a caça às baleias, pois delas eram feito um óleo muito valioso na época. Segundo a história, teriam construído "armações" de madeira para facilitar a captura dos mamíferos.
Quando já não havia mais baleias para se extrair o óleo, a população passou a viver de pesca.


Armação de Búzios só se tornou uma cidade em 1995.




POR QUE DEVERIA VISITAR BÚZIOS?

1- Não falta praia!!!
Búzios é um península, ou seja, uma ilha que conta com aproximadamente 21 praias que são: Caravelas, Rasa/ B. Formosa, José Gonçalves, Tucuns, Geribá, Manguinhos, Ferradura, Ferradurinha, Foca, Forno, Brava, Olho de Boi, Tartaruga, Virgens, Amores, Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes e João Fernandinho.

Búzios, Rio de Janeiro



2 - Além de toda sua riqueza histórica, o local recebeu nos ano de 1964 a presença de uma celebridade famosíssima na época, a então viva atriz e ativista francesa Brigitte Bardot.
Ela participou do filme polêmico intitulado "E Deus Criou a Mulher" e foi considerada a mulher mais livre depois da época da guerra em seu país, a França.
Agora que sabemos um pouquinho da origem história de Búzios, é cômico pensar que logo uma atriz francesa quem trouxe a fama para a região. Podemos conjecturar que os Tamaios agradecem a representatividade pela francesa?


Estátua em homenagem a atriz francesa Brigitte Bardot


3- Em Búzios há ótimas hospedagens. Nossa experiência foi na Pousada Pontal da Ferradura que fica bem perto da Praia da Ferradurinha.
Endereço: Miriam Gomes, 11, Ferradura, Armação de Búzios, RJ.

Pousada Pontal da Ferradura
 
Piscina da Pousada Pontal da Ferradura



4- Em Búzios você pode andar de Buggy.

Passeio de Buggy em Búzios.

VEJA O VÍDEO DESSE DIA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:


5- Você pode passear de barco e andar pela Orla Brigitte Bardot:

VEJA O VÍDEO DO PASSEIO DE BARCO EM BÚZIOS: 


E você já foi à Búzios? Tem dicas para dar? Escreva nos comentários quais são suas experiências nessa península linda!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para mais dicas sobre Brasil clique no link abaixo:

PARA ONDE VIAJAR DEPOIS DA PANDEMIA? 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deixe seu comentário e/ou sugestão

Nos siga no instagram: @professoraviajante




0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Facebook Email Pinterest Instagram

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Leia também...

Text Widget

Definition List

Ordered List

Theme Download

Sample Text

Copyright © Professora Viajante | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes - Published By Gooyaabi Templates | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com